ASHTANGA YOGA DE PATANJALI ASANAS
10 de agosto de 2021
ASHTANGA YOGA DE PATANJALI PRATYAHARA CONTENÇÃO SENTIDOS
17 de agosto de 2021

ASHTANGA YOGA DE PATANJALI Pranayama

ASHTANGA YOGA DE PATANJALI
Pranayama

Prana é a energia vital que nos alimenta, a principal fonte de obtenção de prana é a respiração –Podemos ficar dias sem comida, sem água, mas sem respirar não passamos de alguns minutos; qualquer tentativa breve pode causar danos ao nosso cérebro

Pranayama – a respiração do yoga = expansão da energia vital = traz consciência. = ajuda mudar (evoluir)

Prana = energia vital
Ayama = domínio

+Prana = + disposição.

Respiração uma função vital – função básica vida humana………………….à

Ao nascer inspiramos ao morrer exalamos. 
O nosso estado emocional interfere no ritmo respiratório e vice-versa.

Momento de tensão a respiração aumenta esse é um mecanismo do corpo defesa, mais adrenalina corpo, aumenta força, sentidos…Controlando sua respiração você controla os seus sentimentos.

Respiração mais lenta – mais serenidade

Enquanto a respiração (prana) for irregular, a mente permanecerá instável; quando a respiração se acalmar, a mente permanecerá imóvel e o yogi conseguirá a estabilidade.

No YOGA explora-se completamente toda a capacidade pulmonar.

Respiração no yoga dividida em 3 partes.

Baixa       – media           – alta
adhama – madhyama – uttama

Adhama (baixa) abdominal – ritmo 12s  – 60% capacidade resp – diafragma .

Madhyama ( média)- intercostal mais de 24 s (matras) 30% capacidade resp. – expansão costelas.

Uttama – (alta) / (curta) clavicular.  – 10% capacidade resp.  – Ombros para traz.

Relação emoção x respiração

Nervoso = tendência respiração subir muito . (uttama)

Ficou nervoso tentar fazer a respiração completa. Se acalma.

Animais que respiram mais rápido tem período de vida menor. Animais que respiram mais lentamente vivem mais.

No Yoga, foram classificados quatro procedimentos que podem ser combinados entre si, cada um produzindo um estado mental especifico.

  1. Púraka ou shwása (inalação):
  2. Kúmbhaka ou antara (apneia pulmões cheios)
  3. Rechaka ou prashwása (exalação):
  4. Shúnyaka, shúnya ou Bahira Kúmbhaka (apnéia vazia):

CICLO = (KÁLA)

Kála = significa a duração das quatro fases da respiração, ela é medida por uma unidade de tempo chamado mátra (ritmo)


O PRÁNÁYÁMA VISA: 

1. A Tomada de Consciência todas as partes envolvidas na respiração, e a apropriação e controlo da Energia; 
2. Criação de Estados Emocionais e Mentais.
3. Controlo e alteração das Funções Orgânicas;
4. Atingir Estados de Supra Consciência.

Características da respiração Yogi

1) Profunda: A respiração yogi é ampla, utilizando a totalidade da capacidade pulmonar.
2) Completa: Isso significa que devemos utilizar as três fases da respiração em cada exercício que fazemos:
3) Consciente:  Durante o pránáyáma procure sempre estar presente no exercício que estiver fazendo,.
4) Ritmada:  Tudo é ritmo na Natureza ( TEMPO NO ASANA)
5) Controlada:  Precisamos evitar ficar sem fôlego.
6) Uniforme:  Em nenhum momento devemos permitir que o fluxo de ar se interrompa ou que se altere.
7) Lenta: A respiração deve ser tão lenta quanto for possível.
8) Silenciosa:  mais silenciosa possível. Exceções: bhastriká, bhrámarí e ujjayí.
9) Nasal:  exceções: shítalí e sítkárí: objetivo de aliviar a sensação de calor, cansaço, fome ou sede.
10) Com a mínima projeção do ar: NÃO SENTIR SAIR DAS NARINAS 

São vários os tipos de pránáyámas:

• Tamas pránáyáma – respiração imperceptível.
• Rajas pránáyáma – respiração dinâmica. (Não confundir com rája pránáyáma.)
• Adhama pránáyáma – respiração abdominal sem ritmo.
• Adhama kúmbhaka – respiração abdominal com ritmo (1-2-1). (Outro nome: ardha kúmbhaka.)
• Bandha adhama pránáyáma – abdominal sem ritmo e com bandhas.
• Adhama kúmbhaka pránáyáma – abdominal com ritmo e com bandhas (1-2-1).
• Madhyama pránáyáma – respiração média sem ritmo.
• Rája pránáyáma – respiração completa, sem ritmo, sem bandhas. (Outro nome: prána kriyá.)
• Bandha pránáyáma – respiração completa, sem ritmo, com bandhas. (Outro nome: prána bandha kriyá.)
• Antara kúmbhaka – respiração completa com ritmo (1-2-1 ou 1-4-2). (Outro nome: kúmbhaka.)
• Bandha kúmbhaka pránáyáma – respiração completa, com ritmo e com bandhas (1-2-1). (Outro nome: kúmbhaka bandha.)
• Nádí shôdhana pránáyáma – respiração alternada. (Outro nome: vamakrama ou vamah krama.)
• Nádí shôdhana kúmbhaka – alternada com ritmo (1-2-1 ou 1-4-2). (Outro nome: sukha púrvaka.)
• Bhastriká – respiração do sopro rápido.
• Kapálabhati – respiração do sopro lento
• Sopro ha – expiração forte pela boca emitindo som alto e brusco.

Pránáyáma a ligação entre o consciente e inconsciente.

Normalmente quando respiramos não pensamos fazemos isso um ato inconsciente. Porém quando a tornamos consciente trazemos pontos de psiquismo.

Quando mais elevamos a atenção a nossa respiração a tornamos mais consciente.

Pranayama = Ferramenta de ligação entre consciência e inconsciência.

Vasana = condicionamentos (punçoes gera alimentos para sua mente.)

Os condicionamentos ou vasánas: Vasanas Algo que se repetiu muitas vezes virou condicionamento.
As vasanas são os desejos subliminares que funcionam como força motriz dos pensamentos e ações do indivíduo. São marcas sutis, que estão no subconsciente e criam pensamentos que geram ações.

“A maioria de nossas reações vem automatizada: reagimos primeiro e pensamos depois, e isso quando chegamos a pensar. Sabemos, tantas vezes, que estamos nos prejudicando, aumentando os obstáculos que teremos de enfrentar no futuro, e, mesmo assim, vamos em frente, porque o impulso do hábito (vásana) nos parece irresistível.”

Vasanas são “pulsões” do subconsciente quanto você tem mais consciência da respiração consegue controlar mais os vasanas.

Karma = ação
Vrittis são causados pelos vasanas.

Vrittis = dispersões que nos levam ação (karma).

Samsara = é o conjunto das tendências subconscientes, de caráter inato e hereditário, causa dos condicionamentos.

Sansara é o ciclo existencial, que nos mantem presos em uma vida que se repete. (ciclo sansara inconsciente)

Temos vasanas (condicionamentos no nosso subconsciente) que nos levam as dispersões (vrittis) que por sua vez nos levam a agir (karma). O que nos deixa preso no sansara.

Com a respiração consciente conseguimos conter os vasanas, diminuindo os vrittis, fazendo nosso karma consciente e conseguindo sair do sansara.



Namastê

Carolina Taliberti


Ref: Asana Pranayama Mudra Bandha com Swami Satyananda Saraswati. Yoga Terapia com Nilda Fernandes.  yoga para nervosos; manual de hatha yoga 108; hatha yoga hermogenes; autoperfeição com hatha; anatomia do yoga; guippy ; Heart Of Asana; a senda do yoga; universoyoga.net; padmasana/centrodeconvivencia.xpg.uol.; contioutra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *