Yamas e Niyamas
3 de agosto de 2021
ASHTANGA YOGA DE PATANJALI Pranayama
10 de agosto de 2021

ASHTANGA YOGA DE PATANJALI ASANAS

ASHTANGA YOGA DE PATANJALI
ASANAS

Nos sutras de Patanjali ainda não existiam quase nenhum asanas somente posturas de meditação.

A yoga surgiu se apoiando no Samkhya, uma filosofia milenar. Samkhya como yoga visa a libertação. Através de se encontrar com o seu eu interior.

Na época de Patanjali o yoga era dominado somente pela Casta dos Bramanes ( casta mais alta os sacerdotes) eles que conheciam o Sânscrito (língua sagrada). Precisava de alguém que soubesse a língua para poder passar o conhecimento

De 5 a 10 d.c vieram os Nathas (grupo revolucionário) começaram a questionar: “por que só os brâmanes podem passar esse conhecimento?”

Começaram a perceber que tudo que sentimos esta no corpo, nosso corpo é uma autobiografia não tem como mentir para seu próprio corpo. Então o seu corpo é o lugar perfeito para você trabalhar seus traumas suas emoções. Começaram a colocar o corpo como forma de auto conhecimento.

O que os Nathas diziam: “se tudo que sentimos esta no corpo, esta estabilidade que Patanjali pretendia também esta no corpo” a aproximação do eu observador também vai estar no corpo.

Ai começam os asanas no Hatha Yoga Pradipika (texto mais importante).
O Hatha Yoga Pradipika teve influencia de muitas filosofias.

“Se o corpo é tão importante temos que mantê-lo saudável.“
 1893 – yoga entra no ocidente trazido por Veivekanada discípulo de Ramakrishna ( considerado um dos maiores iluminados da índia).
Veivekanada trouxe a yoga para ocidente nessa época a índia queria a independência, mostraram o yoga como algo forte da cultura indiana.
Conceitos dos Nathas o corpo como ele reflete tudo que sentimos, as doenças significam um desequilíbrio energético em algum ponto, seja emocional, psicológico, físico. Esse desequilíbrio tem espaço para doença entrar.
A partir do século 20 o yoga e a ciência se encontraram.
Buscamos o equilíbrio de saúde estar bem com você mesmo. Busca do equilíbrio que vai refletir em nossa saúde.
O que é o estresse (fisicamente falando): nosso corpo sempre tem um nível de estresse que seria, ampliar, sair do seu normal.

A homeostase que é o equilíbrio perfeito nunca é alcançada.

Nosso corpo sempre esta em um nível de estresse ex: a temperatura do corpo é 37,5 ele chega perto do 37,5 e passa um pouco dai tem que voltar e baixar um pouco e depois subir um pouco.

O yoga ajuda a nos trazer mais próximo da homeostase. Estado mais permanente de bem estar e saúde, menos estresse. E a iluminação é viver realmente o presente, eu to aqui eu to aqui.

Assim surgiram os Asanas que conhecemos hoje em dia.

ASANAS

Patanjali define asanas como:

sthirasukham ásanam– postura firme e confortável.

sthira = firme

sukham = confortável , agradável.

Patanjali dizia “quando se consegue a estabilidade na postura você medita no infinito.“

Primeiro vem o firme a postura tem que ser firme, para depois ser confortável.

Temos que conseguir equilibrar na pratica o Sthira (firme) com o Sukham ( confortável) para termos uma pratica a onde não iremos além do nosso limite e acabar se machucar e ao mesmo tempo não ter uma pratica somente conformável a onde não haja evolução alguma. A postura confortável não quer dizer que seja fácil, porém não se deve sentir dor de machucado.

A pratica de asanas falando em corpo físico, trabalha toda musculatura do corpo, a flexibilidade, e aumenta a resistência de ossos e tendões, estimula e regula funções hormonais, muitos dos asanas fazem massagem nos nossos órgãos.

Namastê

Carolina Taliberti

Namastê
Carolina Taliberti
Ref: Asana Pranayama Mudra Bandha com Swami Satyananda Saraswati. Yoga Terapia com Nilda Fernandes.  yoga para nervosos; manual de hatha yoga 108; hatha yoga hermogenes; autoperfeição com hatha; anatomia do yoga; guippy ; Heart Of Asana; a senda do yoga; universoyoga.net; padmasana/centrodeconvivencia.xpg.uol.; contioutra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *