Os sutras de Patanjali
20 de julho de 2021
Meditação para conexão com sua parte divina
27 de julho de 2021

ASHTANGA YOGA DE PATANJALI DHARANA

Termo sânscrito (Devanagari: धारणा) vem da raiz sânscrita
dhri, =  segurar ou reter,concentração

Yoga-sutra (2.53), Patanjali define Dharana como a etapa de preparação da mente para a meditação. Esta concentração deve ser realizada internamente (dharanasu ca yogyata manasah). Assim, Dharana significa concentração da mente num determinado objeto.
Do mesmo modo, no sutra 3.1 Patanjali define:

desa-bandhas cittasya dharana = “Concentração é manter a mente num objeto determinado.”

Entretanto, a concentração requer alguns fatores: interesse tenção, prática e calma mental.

A força inicial que leva à concentração é dada pelo interesse ou desejo, e este está ligado à atenção, ou à determinação de manter a mente focada em algo. Estando determinado em chegar ao estágio de meditação o yogi volta toda a sua atenção ao objeto de concentração. Neste ponto, após constante prática, o yogi consegue manter a concentração fixa em algum objeto.
Segundo Patanjali, este objeto de meditação deverá ser mantido até a fase final do Samadhi, alcançando a auto-realização (kaivalya), sem abandonar o objeto de concentração.
Da mesma forma, dentro da visão do Vedanta, após alcançar o estágio último da liberação é que o yogi realmente intensifica seu relacionamento com o objeto de meditação. Isto porque, o Vedanta apresenta três estágios de progresso espiritual para o yogi. Na primeira, ele entra em contato com o processo que o levará à Verdade Absoluta (sambandha), depois ele passa a executar o processo para restabelecer seu eterno relacionamento com esta Verdade Absoluta (abhideya) e por fim ele intensifica seu intercâmbio amoroso com o Senhor Supremo (prayojana).

Dharana, ou concentração, é feita quando conseguimos focar num objeto, mas ainda de forma intermitente e variável. Temos percepção do que se passa ao nosso redor e afloram pensamentos que requerem certo esforço para serem afastados, ás vezes até sobre diferentes aspetos do objeto no qual nos concentramos.  Surge quando algo prende a nossa atenção, como quando aprendemos a tocar um instrumento musical. Na prática de Asanas é muitas vezes atingido, quando estamos totalmente concentrados nos diferentes aspetos da postura ou da respiração.



Namastê

Carolina Taliberti


Ref: Asana Pranayama Mudra Bandha com Swami Satyananda Saraswati. Yoga Terapia com Nilda Fernandes.  yoga para nervosos; manual de hatha yoga 108; hatha yoga hermogenes; autoperfeição com hatha; anatomia do yoga; guippy ; Heart Of Asana; a senda do yoga; universoyoga.net; padmasana/centrodeconvivencia.xpg.uol.; contioutra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *