5 Motivos para não praticar yoga
20 de julho de 2021
ASHTANGA YOGA DE PATANJALI DHARANA
23 de julho de 2021

Os sutras de Patanjali

Os Yoga-Sûtras de Patanjali são o texto darshana (escrituras) de filosofia Indiana ortodoxa chamada Yoga. Pouco se sabe sobre Patanjali, o que tem gerado alguma controvérsia acerca da data em que os Yoga-Sûtra vieram a ser compilados. Contudo, Patanjali é considerado como o compilador ou sistematizador da tradição de yoga, dando-lhe assim a sua forma clássica que hoje conhecemos em todo o mundo.
O texto compõe-se de 196 aforismos divididos em quatro capítulos que tratam do método do Yoga para libertar (moksha) o praticante das transformações materiais e da morte (sutra IV, 33) devolvendo-o à sua natureza autêntica (sutras IV, 34 e I, 3). Os Yoga-Sûtra definem quais são essas técnicas através dos seus aforismos.Os quatro capítulos são os seguintes:

1º Samadhi-Pada (A iluminação): com 51 aforismos, é o capítulo sobre o êxtase yoguico.

Este capitulo define o que vem a ser yoga, sua meta e suas principais características; no desenvolver dos aforismos também é colocado as dificuldades encontradas no caminho e as diferentes formas de iluminação.

Que trata da definição do samadhi, um estado meditativo da mente, e dos processos para alcançar esse estado;

Sutra escolhido:
verso 2 Yogas –  ccita-vrtti-nirodhah = Yoga significa controlar as flutuações da mente.

 2º Sadhana-Pada (A prática) com 55 aforismos, é o capitulo sobre a via de yoga

São citadas as qualidades necessárias para haver a transformação mental e elevar a consciência, quais os passos a serem seguidos, divididos em oito partes por Patanjali organiza o yoga abordando o processo espiritual. Fala da prática que leva ao estado meditativo e dos obstáculos que podem ser encontrados (kleshas)

Sutra escolhido:

Verso 29 – yama-nyama-asana-pranayama-pratyahara-dharana-dhyana-samadhayo’astav angani = Os oito componentes do yoga são: princípios éticos ( auto controle), observâncias, posturas físicas controle da respiração, retração dos sentidos, concentração, meditação e transe.

 3º Vibhuti-Pada  (Os poderes)  55 aforismos, é o capítulo sobre os poderes.

Neste capitulo Patanjali descreve a capacidade da mente de controlar as flutuações mentais e ainda ir além; adquirir poderes sobrenaturais.

Poderes esses, que se iniciam a partir das três últimas etapas do processo de ashtanga (oito etapas).  Dharana é a concentração, dhyana a meditação e Samadhi a iluminação.

Um ponto importante nesse capitulo é o conselho que o autor da aos praticantes para não se abster nos poderes psíquicos e focar o que é essencial, a união com o Supremo.

Sutra escolhido:

Verso 4 –  trayam ekatra samyamah = Estes três  (concentração, meditação e transe) focados em um único ponto constituem a perfeita disciplina.

4º Kaivalya-Pada (A perfeita união) 34 aforismos, é o capítulo sobre a libertação.

Trata do objetivo final do Yoga proposto nos Sutras, o estado de identificação do praticante com todo o Universo, produzindo o isolamento (Kaivalyam) que dá nome ao capítulo.

Aqui Patanjali apresenta as possibilidades para o praticante que tenha alcançado com êxito o resultado do processo, esclarecendo que a mente é um subproduto e não o essencial, e uma vez que tenha essa realização, a possibilidades de sofrimento é mínima devido ao controle mental e realização de que existe algo superior, Ishvara (Controlador Supremo).

Sutra escolhido:
verso 34 – Purusa-artha-sunyanam gunanam pratiprasavah kaivalyam swarupa-pratistha va citi-saktir itir it = Liberação é reverter o fluxo das coisas matérias, as quais não têm sentido para o espírito; é também o poder da consciência no estado de identificação verdadeira.

O yoga sutra foi tão importante para a evolução e entendimento da espiritualidade, que mesmo sendo um sastra (escritura) de volume inferior a muitos outros, ainda sim teve a força de gerar um darsana exclusivo com o nome de Yoga. Ou seja, entre as seis principais linhas ortodoxas na India, o Yoga de Patanjali está entre as mais importantes junto com o Vedanta e Sankhya.  

Os Sutra são um tipo de composição literária sânscrita que tem a finalidade de facilitar a memorização de um assunto complexo. Extremamente concisos, apresentam o assunto de forma linear, em que cada aforismo decorre naturalmente do anterior. Seu estilo de compor o assunto com pouquíssimas palavras torna muito difícil a respectiva leitura, ainda que facilite a memorização. Por essa razão, os sutras são frequentemente acompanhados por comentários mais extensos produzidos por mestres de várias épocas, com vista ao melhor entendimento de seu conteúdo.

O mais celebrado comentário aos Sutra de Patanjali é conhecido como Mahabhashya, cuja autoria foi atribuída a Vyasa, o autor do épico Mahabharata. Ainda que haja dúvidas sobre a identidade do seu verdadeiro autor, este comentário é o mais autorizado sobre os Yoga Sutra.

Acredita-se que o quarto capítulo dos Sutra possa ter sido composto muito tempo depois dos outros três, como uma reação ao crescimento do Budismo no norte da Índia. Não há contudo evidências desse fato, para além da análise literária do conteúdo do próprio texto.

DARSHANAS – ponto de vista sobre o homem e o universo.

São seis escolas filosóficas indianas que tem como objetivo a libertação do homem de sua ignorância.

Samkhya de kapila, uma exposição teórica fortemente dualista de mente e matéria, que nega a existência de Deus.

Yoga de Patanjali, uma escola que enfatiza experiência direta da meditação, fortemente baseada na samkhya

Nyaya de Gautama , escola com forte fundamentação lógica

Vaishesika de kanada, uma escola empírica de atomismo

Purva-Mimansa de jaimini, uma escola antiascética e antimística de ortopraxia

Vedanta de Vyasa, a conclusão lógica do ritualismo védico, focada no misticismo. O vedanta acabou por se tornar a corrente dominante do hinduísmo no período pós-medieval.

Namastê
Carolina Taliberti
Ref: Asana Pranayama Mudra Bandha com Swami Satyananda Saraswati. Yoga Terapia com Nilda Fernandes.  yoga para nervosos; manual de hatha yoga 108; hatha yoga hermogenes; autoperfeição com hatha; anatomia do yoga; guippy ; Heart Of Asana; a senda do yoga; universoyoga.net; padmasana/centrodeconvivencia.xpg.uol.; contioutra;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *