O CORPO DE UMA PESSOA SUBMETIDA REGULARMENTE A MASSAGENS COM ÓLEOS.
26 de fevereiro de 2019
Ficar de boca fechada: Um dos Segredos da Vida
20 de março de 2019

Ganesha: deidade hindu que remove os obstáculos

Ganesha Deus com cabeça de elefante filho de Shiva com Parvati, é uma das deidade hindu mais popular na Índia. Ele remove obstáculos e engole as dificuldades .
GaneshaGanexaGanesaGanesh ou (em sânscrito: गणेश, ou श्रीगणेश, quando usado para distinguir status de “senhor”) “


História encontra-se no Shiva Puran, o qual é Livro que aborda cosmologia, teologia e, especialmente, histórias dos deuses, reis e sábios da antiga Índia.

Shiva, depois de uma longa conversa com Parvati sua esposa decidiu sair para meditar.
Feliz, coloca sua pele de tigre na cintura, enrola suas cobras favoritas no pescoço, apanha seu tridente e sai montado em sua vaca, Nandi, seguido de seus estranhos companheiros.
Neste tempo, Parvati decide então ter um filho por conta própria, criado a partir de substância extraída de seu corpo.
E, no tempo certo, deu à luz um lindo bebê, Ganapati. A criança se torna um bravo guerreiro e protetor da morada materna. 

Em uma manhã de primavera, Parvati estava tomando banho, enquanto Ganapati se mantinha perto do portão, aguardando sua mãe.
Nesse instante, um homem alto, com cabelos longos, um monte de cobras enroladas em seu pescoço e vestido com uma pele de tigre e uma aparência selvagem, aproxima-se do portão.

Shiva parou e olhou com estranheza para o bangalô.

“Será que aquela casa linda era mesmo a sua? E quem seria aquele rapaz parado no portão?”

– Deixe-me entrar! – disse Shiva, impaciente e descortês.

Como não conhece Shiva, não permite que ele entre na residência quando o deus decide visitar sua companheira; vence todo o seu exército, mas tem a cabeça cortada pelo colérico Shiva. Parvati se desespera e exige a volta de seu primogênito.

A divindade envia seus soldados na direção norte, incumbidos de lhe trazerem a cabeça do primeiro ente vivo com que se deparassem. Desta forma eles imediatamente se viram diante de um elefante, entregando sua cabeça ao deus como prometido. Ele insere este membro no corpo da criança e lhe devolve a vida, instituindo que ele deveria ser cultuado em todas as cerimônias sagradas. Ganesha se torna então filho de Shiva e igualmente um deus.

Cada elemento em sua cabeça tem um simbolismo próprio. As marcas sobre a testa simbolizam três dimensões cósmicas – os reinos inferiores, a Terra e o Paraíso. As orelhas representam a formação espiritual; os olhos transcendem o universo dualista, veem a essência divina em cada um. A tromba é o reflexo do intelecto, enquanto as garras indicam a presença das esferas material e espiritual, o negativo e o positivo, Ying – o feminino – e Yang – o masculino-, entre outras contraposições. A barriga relevante significa a o poder de digerir qualquer vivência, e também a fartura.

Os braços também estão embebidos de uma profunda carga simbólica, descrevendo as quatro qualidades corporais – psique, corpo, razão e consciência. Na mão direita, a presença de uma machadinha revela a necessidade de se desvincular dos bens materiais; na outra que fica sob a primeira, está o emblema do OM, mantra que traz o progresso e a coragem; na esquerda superior o laço simboliza a fecundidade natural; na inferior encontra-se o gadu, um doce de grão-de-bico recoberto de açúcar, ou doce de leite com arroz, que traz em si a conotação da realização intelectual. O rato que o acompanha indica que todos devem buscar a sagacidade e a presteza nas atitudes. Finalmente, a serpente representa o vigor físico e vela pelos mistérios telúricos.

Sua história revela que, ao conhecer as realidades elevadas, simbolizadas por Shiva, ele renasce e, ao se despojar de suas dependências materiais, de sua forma individual, ele conquista a verdade fundamental, a transcendência. Desta forma ele adquire a real sabedoria.

Um dos Mantras de Ganesha

 Om Gam Ganapataye Namaha




GANESHA MAHA MANTRA

Om Gam Ganapataye Namaha
Sharanam Sharanam
Om Gam Ganapataye Namaha
Sharanam Ganesha


Tradução:

Derrame suas bênçãos sobre nós!
Om saudações a Ganapati, o deva dos devas
Om saudações a Ganapati, o deva dos devas
Ganesha, derrame suas bênçãos sobre nós.



PRONÚNCIA

Namastê

Carolina Taliberti

Fontes


http://www.yogalotus.com.br/ganesha.htm
Shiva Puran
yogui.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *