SEJA A MUDANÇA QUE VOCÊ QUER VER NO MUNDO | CONTO
15 de fevereiro de 2019
O CORPO DE UMA PESSOA SUBMETIDA REGULARMENTE A MASSAGENS COM ÓLEOS.
26 de fevereiro de 2019

Qual o objetivo do jejum?


A maioria dos devotos indianos jejua regularmente ou em ocasiões especiais como festivais. Nestes dias eles não comem nada, apenas uma vez ou alimentam-se apenas de frutas ou de uma dieta especial com alimentos simples.

Jejuar em sânscrito significa upavaasa em que Upa significa “próximo” + vaasa que significa “estar”. Upavaasa então significa estar próximo (de Deus), significando uma maior proximidade mental de Deus.  

Uma parte considerável do nosso tempo e energia são gastos na busca por itens alimentícios, no preparo, na ingestão e na digestão dos alimentos. Certos tipos de alimentos tornam a nossa mente aborrecida e agitada. Portanto, em certos dias o homem decide poupar tempo e conservar a sua energia ingerindo alimentos leves e simples, ou abstendo-se totalmente de comer, e assim a sua mente fica alerta e pura, não energia gasta com a digestão nem com a desintoxicação do organismo, há um processo interno de purificação, os alimentos também nos enraízam nos deixando mais ligado ao terreno, quando passamos um tempo sem nos alimentarmos, ou com o mínimo, ficamos mais próximos da nossa parte divina, a mente, antes preocupada com o pensamento da comida, agora produz pensamentos nobres e permanece em Deus. Sendo esta, uma forma auto-imposta de disciplina, normalmente é seguida com alegria.
Além disso, qualquer sistema precisa de uma pausa e de uma revisão para trabalhar em sua melhor forma. O descanso e a mudança de dieta durante o jejum é muito bom para o sistema digestivo e para todo o corpo, renova todas as células do corpo todo, tudo na vida precisa de repouso por que nosso sistema digestivo não.

 O jejum nos ajuda a controlar os sentidos, sublimar os nossos desejos e guiar nossas mentes para que sejam equilibradas e pacíficas, controlando o desejo por alimento controlamos muito mais do que isso, controlamos nossas mentes e sentimentos, mostramos a nos mesmo como somos capazes, a busca constante por alimento hoje em dia, é pelo desejo, não por se alimentar o que nos torna prisioneiros da comida. Devemos comer o que precisamos para viver, desta forma estaremos mais perto da nossa parte divina.

O jejum não deve nos adoecer, irritar ou criar uma urgência a ser saciada depois. Isso acontece quando não existe um objetivo nobre por trás do jejum.
O Bhagavad-Gita define que devemos comer adequadamente – nem muito pouco nem além da conta – yukta-aahaara – alimentar-se de forma simples, pura e saudável (uma dieta satívica), mesmo quando não estiver jejuando.

No seu tempo, com Ahimsa ( não violência) tente praticar um jejum sentindo seu corpo, e com um principio nobre, chegar mais perto de Deus.

Namastê

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *