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ASHTANGA YOGA  YOGA CLÁSSICO DE PATANJALI.
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Ayurveda a ciência de como viver a vida.

Ayurveda significa, em sânscrito:
Ayur = vida

Veda = ciência.

É  a ciência de como viver a vida de forma equilibrada, para ter uma vida longa e saudavel.

Esta é a medicina tradicional indiana teve origem  há mais de 5.000 anos atrás, ela preza manter e restabelecer o equilíbrio no corpo através de dieta, estilo de vida, exercícios e limpeza do corpo e espírito.

A Ayurveda, como ciência integral, considera que a doença tem muitos sintomas pré clínicos ( desequilíbrios ) os quais se percebidos e tratados no inicio porem evitar que a doença se manifeste, os pequenos desequilíbrios tendem a aumentar com o passar do tempo, se não forem corrigidos, originando a doenças.

A Ayurveda baseia-se no sistema filosófico samkhya nos cinco elementos que formam toda a manifestação material do universo.
De acordo com o Ayurveda, os cinco elementos, Éter, Ar, Fogo, Água e Terra, fazem parte da formação básica de todo universo e todo ser vivos,  manifestam-se em também no corpo humano chamados doshas, cada qual com suas potencialidades e desequilíbrios, o Ayurveda estuda as influencias.
De acordo com o Ayurveda, quando algum dos 5 elementos está em desequilíbrio no corpo do indivíduo, inicia-se o processo da doença. sistema tridosha (bioenergia).

Cada indivíduo tem uma constituição especial e única, e por isso, cada pessoa precisa ter um cuidado particular em relação a sua constituição.

Todas as pessoas possuem os três doshas,  mas em diferentes proporções. No momento da nossa concepção a nossa constituição é definida, de acordo com muitas variantes, como doshas dos pais, o mei ambiente, horários do dia entre outra. Os doshas são responsáveis tanto pelas nossas funções fisiológicas como também pelas atividades mentais e emocionais( características comportamentais) Os nosso Dosha representa o elemento que temos em desequilibro em nossa composição em maior quantidade.

Vata ( ar e éter) :

VATA

A influência de Vata em um ser humano pode ser comparada à ação do vento na natureza, no corpo promove a circulação e leveza.. Como o vento, Vata está sempre em movimento e tende a ser rápido, frio, seco, áspero e leve. As pessoas que são tipos Vata também são dominadas por essas qualidades. Vata é o princípio governante do corpo. Quando Vata está fora de equilíbrio, muitas vezes há problemas nervosos, hiperatividade, insônia, dores nas costas e dores de cabeça.

Características do tipo Vata:
• Constituição física leve e magra
• Executa rapidamente as atividades
• Fome e digestão irregulares
• Sono leve e interrompido; tendência para a insônia
• Entusiasmo, vivacidade, imaginação
• Excitabilidade, disposição de ânimo variável
• Capta rapidamente novas informações mas também esquece rápido
• Tendência a se preocupar
• Tendência a ter prisão de ventre
• Fica cansado rapidamente, tendência a se esforçar demais
• A energia física e mental se manifesta vigorosamente.

É extremamente Vata:
• Sentir fome a qualquer hora do dia ou da noite
• Amar a agitação
• Necessitar de constantes mudanças na vida em tudo.
• Ir dormir em horas diferentes a cada noite
•  Não se importar com pular refeições e ter hábitos irregulares de um modo geral.
• Digerir bem a comida num dia e mal no outro
•  pressão de ventre e gases intestinais.
• Ter crises emocionais de curta duração e que são logo esquecidas
• Andar depressa

A característica do tipo Vata é a inconstância. Como o ar quem flui o Vata tem que fluir.  As pessoas de Vata são imprevisíveis. Tem como caraterística variabilidade  de tamanho, forma, disposição de ânimo e ação. No caso da pessoa do tipo Vata, a energia física e mental se manifesta muito forte e ativa. Os indivíduos desse tipo tendem a andar depressa, ter fome a qualquer hora, amar a excitação e a mudança, ir dormir a uma hora diferente a cada noite, pular refeições e digerir bem a comida em um dia e mal no dia seguinte.

 

Pitta ( fogo e água)

PITTA

O dosha Pitta no organismo é o responsável pelo metabolismo e digestão. Pitta é responsável por todas as transformações bioquímicas que ocorrem no corpo, e está estreitamente envolvido com a produção de hormônios e enzima. O Pitta no corpo é comparado ao princípio do fogo na natureza  ele queima, transforma e digere. Pitta é quente, aguçado e ácido, e as pessoas do tipo Pitta geralmente exibem essas qualidades. Desequilíbrios Pitta aparecem como raiva e agressão e as condições relacionadas ao estresse, como gastrite, úlceras, problemas de fígado e hipertensão.

Características do tipo Pitta:
• Constituição física média
• Força e resistência médias
• Fome e sede intensas, digestão forte
• Tendência a ficar zangado e irritado quando estressado
• Pele clara ou rosada, amiúde sardenta
• Aversão ao sol e ao calor
• Caráter empreendedor, aprecia os desafios
• Intelecto aguçado
• Fala precisa e articulada
• Não consegue pular refeições
• Cabelo louro, castanho ou ruivo (ou com nuanças avermelhadas)

É extremamente Pitta:
• Ficar faminto se o jantar atrasar meia hora
• Viver em função do relógio e detestar desperdiçar o tempo
• Acordar à noite sentindo calor e sede
• Assumir o comando de uma situação ou sentir que deveria fazê-lo
• Aprender através da experiência que as outras pessoas às vezes o acham por demais exigente, sarcástico ou crítico
• Ter um andar determinado

A intensidade é a principal característica do tipo Pitta. Cabelo ruivo e uma face rosada indicam uma predominância de Pitta, bem como a ambição, a inteligência aguçada, a franqueza, a ousadia e a tendência a ser argumentador ou ciumento. Mas o lado combativo de Pitta não precisa se expressar de uma forma extravagante ou grosseira. Quando equilibradas, as pessoas Pitta são calorosas, carinhosas e satisfeitas. É extremamente Pitta ter um andar determinado, sentir-se extremamente faminto se a refeição atrasar meia hora, acordar à noite sentindo sede, viver em função do relógio e se ressentir de desperdiçar o tempo.

Kapha ( terra e água)

KAPHA

O dosha Kapha é responsável pela estrutura do corpo, as partes mais densas os tecidos. O dosha Kapha é tipicamente pesado, estável, firme, frio, oleoso, lento, inerte e macio, Eles tendem a ser lentos, calmos e tranquilos. desordens Kapha manifestam emocionalmente como ganância e possessividade, e fisicamente como obesidade, fadiga, bronquite e problemas de sinusite.

Características do tipo Kapha:
• Constituição física sólida e poderosa; grande força e resistência físicas
• Energia uniforme; movimentos lentos e graciosos
• Personalidade tranquila e relaxada; custa a ficar zangado
• Pele fria, suave, espessa, pálida e frequentemente oleosa
• Custa a captar novas informações, mas depois que as assimila costuma retê-las bem
• Sono pesado e prolongado
• Tendência para a obesidade
• Digestão lenta, fome moderada
• Afetuoso, tolerante, magnânimo
• Propensão para ser possessivo, satisfeito consigo mesmo

É extremamente Kapha:
• Ficar ruminando as coisas durante um longo tempo antes de tomar uma decisão
• Levantar devagar, ficar na cama um longo tempo e precisar tomar um café logo que acorda
• Ser feliz com o status quo e preservá-lo apaziguando os outros
• Respeitar os sentimentos das outras pessoas (com relação às quais sente uma genuína empatia)
• Buscar conforto emocional na comida
• Ter movimentos graciosos, olhos lânguidos e um andar deslizante, mesmo quando gordo

A característica básica do tipo Kapha é relaxado, preguiçoso. O dosha Kapha gera estabilidade e regularidade. Ele fornece a força e a resistência física que definem a estrutura robusta das pessoas típicas do tipo Kapha. Elas são consideradas afortunadas no Ayurveda porque, por via de regra, gozam de excelente saúde e expressam uma visão do mundo serena, feliz e tranquila. É extremamente Kapha remoer as coisas durante um longo tempo antes de tomar uma decisão, dormir profundamente e levantar devagar, buscar conforto emocional na comida, mostrar-se feliz com o status quo e tranquilizar os outros para preservá-lo.

 

Ref: Bibliografia:

– Ayurveda, ciência da auto-cura, Dr. Vasant Lad. Ed. Ground
– Tao e Dharma, Robert Svoboda. Ed. Pensamento.
– Salud y vitalidad, Ayur Veda, medicina milenaria para el hombre de hoy, Daniel Ghiotti e Rubén Devoto. Instituto Ayurvedico del Perú.

Carneiro DM. Ayurveda, saúde e longevidade na tradição milenar da Índia. São Paulo: Pensamento-Cultrix; 2008. 10. Murty KRS, trad. Sarngadhar-Samhita (a treatise on Ayurveda). Varanasi: Chaukhambha Orientalia; 1995.

Textbook of Ayurveda, Vasant Lad, The Ayurvedic Press, EUA, 2002

History of Medicine, Volume 2 – Early Greek, Hindu and Persian Medicine, Henry E. Sigerist, Oxford University Press, EUA, 1987

Saúde Perfeita – Um Roteiro para Integrar Corpo e Mente com o Poder da Cura Quântica, Deepak Chopra, Best Seller, 1990

http://www.ayurveda.org.br – Associação Brasileira de Medicina Ayurvédica (Abra)

http://www.ayurveduniversity.com – Gujarat Ayurved University, a única universidade do ayurveda no mundo

 

Carolina Taliberti
Farmacêutica e Biquimica
Instrutora de Yoga.
Terapeuta Holística.

 

 

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