A gravidez, o parto e o nascimento de um filho são os acontecimentos mais profundos – física e emocionalmente – que afetam a vida de uma mulher.
Mesmo que já praticava yoga, após o parto pode se sentir “enferrujada”, o corpo mudou muito para receber essa nova vida, e bem devagar vai voltando aos padrões fisiológicos normais, os seios agora estão pesados de leite, o abdômen vai se fechando lentamente, o corpo vai desinchando aos poucos. Muitos hormônios estão circulando em quantidades diferentes no corpo.
Médicos recomendam esperar
Parto normal: 6-8 semanas após o parto para voltar a pratica de asanas. Cesariana: 8 semanas, para voltar a pratica de asanas. Cada mulher é única e sua recuperação pós-parto também, consulte seu médico para voltar a pratica.
Pranayama pós-parto.
Os Pranayamas exercícios respiratórios, ajudam muito no pós-parto, ajudam toda essa bomba de hormônio no corpo da mulher gera ansiedade, os exercícios respiratórios ajudam a acalmar, algumas mulheres podem se sentir sozinhas e tristes a pós os partos isso é muito comum os pranayama também ajudam a se ligar ao se eu interior dando sensação de conforto e aconchego.
Também ajudam a recuperar a postura, fechar o abdómen depois de dar à luz, e podem prevenir a incontinência ou prolapso do útero.
Depois de dar à luz a mulher pode recomeçar com a respiração profunda, ajuda tonificar os músculos pélvicos e a promover o relaxamento.
Pode-se e devem-se realizar os exercícios de pranayama, Ujjayi e Viloma I e II.
Ujjáyí respiração do vitorioso.
– Em savasana, relaxe seu corpo e aquiete sua mente.
– Respire lentamente e profundamente. (realizando a respiração completa.)
– Contraia parcialmente a glote (garganta, ao respirar você deve ouvir um continuo ruído emitido pela passagem de ar pela garganta, como o som do mar.)
– Inspire lentamente com a glote parcialmente fechada, vá enchendo primeiro a parte baixa abdominal depois a parte media, e por último a parte alta as costelas se afastam.
– Expiração primeiro esvazie a parte alta das costelas, depois a parte media e por último a parte baixa abdominal levando com delicadeza sem forçar, o umbigo nas costas, esvaziando totalmente o ar.
* Esse é um ciclo completo. Faça de 8 a 10 ciclos.
Depois de completar, permaneça em savasana e respire normalmente.
Viloma I
Respiração com Pausas na inspiração
– Seguindo todos os passos de Ujjayi pranayama.
– Exale todo ar.
– Inale 2s faça uma pausa 2s com ar no pulmão (sem exalar) inale mais 2s. e faça uma pausa, 2s , continue fazendo isso até que os pulmões estejam cheios de ar. Termine o ciclo exalando lentamente.
* Repita 8 a 10 ciclos. Alternando ciclos de respiração normal após 3 ciclos.
Viloma II
Estagio II respiração com pausas na exalação.
-Seguindo todos os passos de Ujjayi pranayama.
-Inspire lentamente sem qualquer pausa, até os pulmões estarem cheios. (não sobrecarregados)
-Exale lentamente 2s, faça uma pausa 2s, exale novamente 2s, e faça uma pausa 2s, continue fazendo isso até que sinta os pulmões completamente vazios.
*Repita 8 a 10 ciclos. Alternando ciclos de respiração normal após 3 ciclos.
Mantras pós-parto.
Segundo o Swami Sivananda (1998), “o benefício do mantra se encontra em aumentar os poderes da concentração, controlando as fluências da mente que dispersa para focos secundários e mais densos.”
“Mantra não é um remédio mágico. Os resultados imediatos das
entonações são um aumento na capacidade de se concentrar,
controle gradual da respiração e das emoções.
Mais tarde, elas se convertem em sentimentos verdadeiros.
Ao entoar, porém, a meta mais importante é a percepção
(que se traduz por realização) do self”.
(SIVANANDA, 1998).
http://www.yoga.pro.br/artigos/717/3030/ujjayi-o-pranayama-nas-escrituras-classicas-do-hatha-yoga
http://yogaparamamae.blogspot.com.br/p/pranayama.html
http://yogaposparto.blogspot.com.br/
Pranayamas Tecnicas e Efeitos – Viloma Pranayama, por Geeta Iyengar
http://www.musicaindianabrasil.com/2011/05/beneficios-do-uso-do-mantra.html
Namastê
Carolina Taliberti