Por que praticar yoga? O que ela faz por você?
6 de novembro de 2017

O que é a Yoga no seu entendimento?

Estou fazendo esse artigo para que todas as pessoas que não conhecem yoga possam entender o que ela é realmente e não tirem conclusões erradas.

Primeiramente todo Instrutor de Yoga é formado em Yoga. Uma formação longa de no mínimo 200hs. E o que aprendermos na formação é a filosofia teórica, a qual nenhum outro curso oferece aprendemos os exercícios de respiração.  os quais também são específicos da yoga, não serão aprendidos em outro curso.

Professor de yoga é humano, erramos também, temos defeitos e crises, vivemos ansiedades com fatos que acontecem em nossas vidas, perdemos o controle as vezes, aumentamos o tom de voz também, ficamos bravos, triste, como todo ser humano, temos sentimentos os quais mexem conosco, mas sempre estamos tentando viver de forma mais equilibrada possível, com hábitos saudáveis e pouco estresse, porem nem sempre conseguimos. A yoga é o caminho para uma vida plena, ela nos ensina a voltar ao equilíbrio quando o mesmo é perdido.

Yoga é uma filosofia vida, não é uma modalidade de exercícios ou esporte, é algo a se viver ao acordar e levantar-se da cama e ao ir deitar-se.
Diferença de yoga para um esporte.

Esporte visa a competitividade, ganhar sempre, ser o melhor, usar seu corpo como ferramenta ultrapassando os limite de seu corpo, por esse motivo no esporte acontecem lesões e machucados, pois o atleta esta sempre em busca da vitória.

Na yoga não existe competitividade, não existe melhor ou pior, nem ganhador ou perdedor, na yoga todos ganham, cada um faz o que seu corpo permite, sempre respeitando e cuidando dele, nunca agindo com Ahimsa (não violência) com seu corpo, sempre em seu limite, fazendo um auto estudo de seu corpo, para yoga o corpo é um templo e um meio para alcançar o encontro com seu eu interior, é uma pratica para todos os tipos de pessoas todas as idades cada um em sua variação.

Yoga também não é uma religião ela te leva pra mais perto da sua espiritualidade, seja qual a religião você seguir. O caminho da Yoga é te levar mais próximo do seu Eu interior, de seu encontro com você mesmo.
A pratica desta filosofia vem junto com muitos passos a serem seguidos e levados para vida.
Ashtanga Yoga de Patanjali. Dividida em 8 (Ashtanga) angas ( partes ), são partes a serem seguidas para a libertação do ser.

Temos os Yamas e Nyamas – Princípios éticos e morais da yoga os códigos de conduta.

1º – Yamas: restrições externas
1- Ahimsa = Não-Violência ( física, verbal, consigo mesma , com o próximo. )
2- Satya = A Verdade (dizer a verdade e fazer o que se diz)
3- Asteya = Não Roubar (Não roubar, não cobiçar ou invejar bens e conquistas dos outros, não roubar tempo e as ideas do outro)
4- Brahmacharya (contenção dos desejos, moderação dos sentidos, foco, celibato, parceiro fixo, não desvirtuar a sexualidade. )
5- Aparigraha = não possessividade (é o desapego, o não juntar o que não precisamos, ter o que é necessário, vício em possuir mais e mais e nunca estar satisfeito com o que se tem)

2º – Nyamas -observâncias internas
1- Sauca = Limpeza (ter pensamentos positivos, tomar banho, escovar os dentes, comer o necessário e o que é saudável, sem exageros)
2- Santosha = Contentamento (aceitar e agradecer o que temos)
3- Tapas = Perseverança-Disciplina / auto superação (fazer algo com esforço e persistência)
4- Svadhyaya = Auto Estudo/ Entrega, devoção a Ishvara (estudar algo com dedicação e amor, auto estudo)
5- Isvara-Pranidhana = Entrega / Caminho Espiritual/ devoção (crescer interiormente e vivenciar na prática aquilo que acredita e o que se estuda, no dia a dia)

3º – Asanas – Posturas

4º – Pranayamas – Controle consciente da Respiração e Extensão da energia Vital

5º – Pratyahara – Recolhimento dos sentidos/ abstração dos mesmos. 

6º – Dharana – Concentração/ foco.

7º – Dhyana – Meditação.

8º – Samadhi – Contemplação, Êxtase.

Junto com todas essas técnicas e passos na yoga ainda têm a fisiologia sutil do nosso corpo, os chakras e nadis, os krias que são técnicas de limpeza, os bhandas são contrações de musculaturas trabalham glândulas do nosso corpo e nossa fisiologia sutil.

Concluindo a Yoga vai muito além de um exercício, esporte ou religião é uma filosofia de vida e terapia alternativa, que visa cuidar do corpo o qual é nosso templo e veiculo para auto encontro, visa cuidar de nossa mente a qual é eminente para saúde e da nossa alma, fisiologia sutil.

S2 Gratidão!

Namastê
Carolina Taliberti
Studio.OM.Carolina.Taliberti
Facebook StudioOm Carolina Taliberti
Instagran carolina.taliberti_yoga

 

2 Comentários

  1. Janaine de oliveira Praxedes Werneque Amaral disse:

    Conheço pela internet …. Repito as posturas que vejo e me sinto bem. Gostaria de praticar mas não é possível pelo acesso difícil . Sinto muita paz, consigo sentir a mim ao meu entorno.

    • Carolina Taliberti disse:

      Olá querida Tudo bem ? ha que bacana, isso já um caminho, é possível sim praticar, estou iniciando um canal no youtube com aulas para quem esta começando. https://youtu.be/Ysjyn6PdnJc

      Uma ótima oportunidade para começar suas praticas.Isso que sente é a união yoga é união , de todos os corpos.
      tenha um dia abençoado.
      Namastê

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *