Ayurveda a ciência de como viver a vida.
9 de maio de 2018

ASHTANGA YOGA  YOGA CLÁSSICO DE PATANJALI.

ASHTANGA YOGA  YOGA CLÁSSICO DE PATANJALI.

YAMAS

YOGA SUTRA DE PATANJALI – PRIMEIRA OBRA A ONDE O YOGA FOI COMPILADO.

PATANJALI FOI SABIO QUE ESCREVEU O YOGA SUTRA.

yogas citta-vrtii nirodhah ( como Patanjali definia yoga)

yoga significa controlar as funções da mente.

Os yoga-sutras nos mostram que Yoga não é só uma prática física que fortalece e traz saúde ao corpo, é, antes de tudo, uma filosofia de vida. Através dos sutras temos um caminho que nos leva ao autoconhecimento, ao equilíbrio perfeito entre corpo, mente e espírito. São oito passos que devemos incorporar à nossa vida:

O yoga clássico de Patanjali é dividido em oito angas (angas = partes)

1) Yamas: conduta moral e ética
2) Niyamas: conduta disciplinar
3) Asanas: posturas psico-fisicas;
4) Pranayamas: práticas respiratórias;
5) Pratyahara : abstenção dos sentidos;
6) Dharana: concentração;
7) Dhyana: meditação;
8) Samadhi:  iluminação.

 

Os dois primeiros são a base de tudo. São os Yamas e Niyamas, os quais descreveremos a seguir.

YAMAS:

Literalmente, a palavra Yama significa domínio, fazendo referência à destruição  de todas as barreiras que dificultam nosso progresso espiritual, ter o domínio de suas ações  e pensamentos.  São como códigos de ética, cinco princípios básicos de disciplina, de autodomínio.
“Yama comprende a abstenção da violência, da mentira, do roubo, da perversão sexual e da possessividade”
1. AHIMSA (não violência): Ahimsa é o respeito incondicional a toda manifestação de vida, na forma em que se apresente, inclusive o a nós mesmos. A não violência de forma ampla, não só a não agressão física, mas também a agressividade manifestada em palavras e pensamentos de raiva, toda emoção negativa ou violenta que se manifeste em nós. Também é o respeito à Natureza, ao equilíbrio do ecossistema.
2. SATYA (veracidade): enquanto ahimsa  baseia-se essencialmente no amor,satya baseia-se essencialmente na perfeita veracidade entre atos e pensamentos. Não é só a abstenção da mentira, mas sim uma perfeita coerência entre pensamentos, palavras e atos com os outros e com si mesmo. É a busca pela verdade. Quando nos comprometemos com a verdade, ocupamos os nossos pensamentos com o que é essencial. A verdade sempre está alicerçada no bem; quando uma verdade é  pronunciada e fere alguém acaba se transformando no mal. Quando se está firme em satya, meditamos com o coração puro e tudo que precisamos vem ao nosso encontro.
3. ASTEYA (não roubar): mais do que não roubar, no sentido de furtar algo material, Asteya também está relacionado com não invejar o que é dos outros ou não se apropriar de idéias que não sejam suas. Traz também um dos principais ensinamentos espirituais da Índia, o desapego. Precisamos de pouco para viver bem.
4. BRAHMACHARYA (domínio das energias): o objetivo de brahmacharya não é que a pessoa se torne uma celibatária, mas sim de que tenha controle sobre seus impulsos sexuais. Também este Yama vai além do impulso sexual, ele traz o principio da continência , da moderação, que vai da alimentação ao sexo e até mesmo ao uso do dinheiro. Comer em excesso, ter vários parceiros sexuais é ir contra a Brahmacharya.
5. APARIGRAHA (não possessividade): o conceito de aparigraha é o abandono do sentimento de posse, de ciúme e apego e da ânsia desenfreada da obtenção de bens materiais. O principal sentido da vida é nossa evolução espiritual, não quer dizer que não devemos buscar ter uma casa,trabalho, conforto; é a preocupação exclusiva com estas coisas que vai contra este Yama. Tanto Asteya quanto Aparigraha nos apontam o viver com simplicidade, sabendo usufruir com sabedoria dos bens materiais

 

Namastê

Carolina Taliberti

Namastê
Carolina Taliberti
Ref: Asana Pranayama Mudra Bandha com Swami Satyananda Saraswati. Yoga Terapia com Nilda Fernandes.  yoga para nervosos; manual de hatha yoga 108; hatha yoga hermogenes; autoperfeição com hatha; anatomia do yoga; guippy ; Heart Of Asana; a senda do yoga; universoyoga.net; padmasana/centrodeconvivencia.xpg.uol.; contioutra

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *